30/06/2014

Bagunça em sala de aula

Dia 25/06/2014 saiu uma matéria no site do Estado de São Paulo, falando sobre a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) que aponta que os professores perdem uma a cada cinco horas do tempo controlando a bagunça na sala. Não estou querendo tirar o mérito da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), responsável pela pesquisa, mas eu já sabia disso.
Não é necessário realizar nenhum estudo aprofundado para saber que um dos problemas do fracasso escolar é a indisciplina. Os alunos entram em sala cada vez mais desinteressados e descomprometidos com a educação, passam o tempo bagunçando ou tentando utilizar o celular.
Eu perco grande parte da aula, que só tem 50 minutos, tentando solicitar silêncio para fazer a chamada. Perco em torno de 10 minutos esperando que todos sentem e façam silêncio. 10 minutos de uma aula de 50 minutos, são 20%, os mesmos 20% que apontam na pesquisa. Porém quando vou para a quadra para explicar a atividade do dia perco mais 10 minutos pelo menos tentando juntar todos em silêncio no centro da quadra. Bom, posso então acrescentar a essa pesquisa que professores que saem da sala para dar as aulas em outro ambiente perdem o dobro do tempo com a indisciplina, ou seja 40% do tempo de aula.



Noto em sala de aula que as crianças estão indo para a escola sem noções básicas de educação, como pedir "por favor", dizer "obrigada", são coisas que eles deveriam trazer de casa. E isso dificulta em muito nosso trabalho. Além de ensinar os conteúdos das disciplinas temos que nos atentar a ensinar questões básicas de educação.
Todos os dias que entro na sala de aula vejo um aluno riscando a carteira, e lá vou eu pedir para que ele limpe. Será que na sua casa ele risca os móveis? 
O tempo todo temos que estar atentos a tudo na sala de aula, que está cada dia mais cheia. Temos que ficar atentos aos materiais da escola para que não sejam destruídos ou danificados, aos alunos para que não briguem, prestem atenção na aula, não utilizem celular e não baguncem,  ficar atentos ao conteúdo para que todos possam compreender e prestar atenção se algum aluno ficou com cara de dúvida sem ter coragem para perguntar na frente dos colegas... Ufa! Fica realmente difícil dar conta disso tudo.

A pesquisadora Gabriela Moriconi, da FCC, afirma que o corpo docente, em geral, é escasso, o que é uma verdade dolorosa para nós. A falta de funcionários nas escolas atrapalha muito na solução desses problemas. Com um grupo maior seria possível encaminhar o aluno para uma conversa com um psicologo ou assistente social para que ele justificasse o mal comportamento em sala. O aluno receberia um atendimento mais específico e o professor poderia continuar conduzindo a aula "normalmente".

Outro ponto que a Gabriela ressalta é o tempo em que o professor tem para se dedicar ao planejamento de aulas. No exterior, normalmente, os professores trabalham em período integral em uma só escola, aqui no Brasil a maior parte de nós professores tem 2 ou 3 cargos, isso por conta dos baixos salários e do plano de carreira, o que acarreta na falta de tempo fora da sala de aula para planejar as aulas. 
Pensem nessa soma: aula má planejada + indisciplina em sala de aula = graves problemas na educação.
Já passou da hora do governo repensar sobre os salários e os planos de carreira para os professores. Mas vamos deixar esse papo para uma outra ocasião, certo?

=)

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto! Eu tenho 13 anos e a minha sala é terrível agradeço muito pelos meus professores não desistirem.

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